No ar!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Entrevista com Gilvan Gomes

Ontem tivemos a honra de receber na Oficina do Blog do Tear, Gilvan Gomes, um dos fundadores do CeCCo Tear das Artes e criador da Oficina de Rádio e do Programa Ondas Mentais.



Conversamos um pouco sobre a história da Oficina de Rádio. Inspirados na experiência da "Rádio TAM TAM", na cidade de Santos, na qual o próprio Gilvan havia participado, surgiu o interesse em fundar uma Rádio Comunitária na região do Ouro Verde. No inicio, foram feitas algumas reuniões com várias pessoas da comunidade que se interessaram no projeto.

Devido à questões burocráticas e estruturais, o projeto de criação da rádio no espaço do Tear das Artes ficou inviabilizado. Neste momento, surgiu a possibilidade de uma parceria com uma outra rádio comunitária, próxima ao Terminal do Ouro Verde, na qual pôde-se fazer um programa semanal com duração de uma hora. Infelizmente, conflitos de interesse impediram a continuidade do programa nesta rádio.

Depois partimos para outros projetos e buscamos outros espaços de comunicação comunitária. Ficamos um ano fazendo um programa de rádio na "Rádio Muda" da UNICAMP, toda segunda de manhã. O programa era ao vivo e, na base de pauta e do improviso, a equipe segurou a onda em um dos momentos mais legais e independentes da Rádio Ondas Mentais. Logo após, estabelecemos uma parceria com o Ponto de Cultura Maluco Beleza do Serviço de Saúde Cândido Ferreira, no qual passou a veicular nossos programas em sua programação online.

Ainda na ativa com o mundo da rádio, Gilvan hoje em dia faz o programa "Sr G Abduzido" toda quarta-feira à noite, das 19h às 20h, na Rádio Muda (FM 88,5) da UNICAMP.

Ondas Mentais: um programa dentro do ar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário